David Chipperfield, em parceria com a Euroboden, acaba de apresentar seu mais novo projeto, um edifício de cinco andares na cidade de Munique, ao lado do tradicional Parque Herzog. Este projeto de 2800 metros quadrados procura “mimetizar-se com o tecido histórico do bairro”.
Ao longo do processo de projeto os arquitetos procuraram incorporar a história do lugar e os padrões do ambiente construído do bairro, sem recorrer entretanto, à historicização. O resultado deste trabalho é um edifício “simultaneamente autoconfiante, porém contido, um edifício que se integra ao contexto sem se subordinar a ele”.
Conhecido como “Kolbergerstrasse 5”, o edifício incorpora parte da arquitetura do “Stadtpalais” (palácio da cidade) de Munique, criando uma estrutura com identidade própria e independente, amarrado a um conjunto de edifícios neoclássicos geminados. No entanto, ao contrário de seus vizinhos imediatos, edifícios segmentados, a proposta do Kolbergerstrasse 5 foi concebida como "uma série de apartamentos espaçosos que ocupam toda a extensão do volume do edifício".
Chipperfield concebeu a fachada de forma despretensiosa e enfática nas mesmas medidas, com faixas de acabamentos em gesso bruto e pedra calcária do Danúbio, estabelecendo uma conexão tangível com os seus vizinhos porém, sem escárnio.
Os espaços interiores evocam uma atmosfera dramática, com um hall de acesso de pé direito duplo inspirado nos amplos foyers de seus antecessores históricos. Incorporando a natureza do espaço público exterior, o hall de entrada não deixa de ser introvertido e aconchegante. A pedra e a madeira de carvalho oferecem uma pista dos materiais utilizados no interior dos apartamentos.
Todas as unidades possuem aberturas em três direções, com uma área de estar central contendo uma lareira e dois espaços abertos para o exterior. Portas de correr do piso ao teto podem ser completamente abertas, integrando os espaços sociais e os quartos, enquanto que as grandes aberturas voltadas para o Parque Herzog são responsáveis por conectar os espaços externos e internos, preenchendo de vida o espaço central da casa.
Via: David Chipperfield / Euroboden
Área total: 2,800 m2
Custo total: €60 million
Conclusão prevista da obra: final de 2020
Participantes: David Chipperfield com Mark Randel (arquitetos), Erica e Federico Ratti (paisagismo), Euroboden (empreendedor)